Motor:
Selo d’agua do bloco do Motor 318: São 9 de 41,5mm
de diametro e 5 menores de 32mm. Os do opala que ficam no lado esquerdo do
bloco são iguais. É só pedir o do opala tamanho médio, ou pelo tamanho, 41,5. O
pequeno é o do perkins, no cabeçote.
Gaxetas (ou retentor traseiro): tira o motor fora e
coloca o vedador acrílico das Cherokee V8 ou Dakotas V6/V8Correia do alternador/bomba d’água: Dayco (cod. 10A1175C).
Aplicações: Ford Corcel/Corcel II/Belina 69-83/Del Rey CHT 1.6 81-93
Camisas de cilindro: Usa-se a da D10, e manda o torno fazer um trabalho de usinagem até dar o tamanho correto.
Reparo da bomba D’água: mesmo reparo da bomba D’água do motor Mercedes 1113 (leve o original para conferir)
Vedador de válvula: Chevrolet Brasil
Cabo de acelerador: Fusca
Filtro de Ar: Ford F-4000
Filtro de óleo: Grande: Kombi Diesel / F-1000 (FRAM PH2683 ou PH2821C)
Pequeno: Tempra
Cebolinha do marcador de temperatura do painel: Motores de caminhão VolksWagen
Velas: Champion (F11YC) ou NGK (AP5FS / AP6FS) ou BOSH (DB9).
Tampa de óleo: Jeep
Válvula termostática: Pode-se optar pela válvula utilizada no Corcel II a álcool, que abre a 82º graus e pode ser instalada com facilidade na mangueira do radiador.
Carburador DFV: Opala 6 cilindros (menos o pistão injetor). A maioria das peças p/ o carburador DFV são compatíveis ao carburador Weber 446 utilizado no Opala 6 cilindros. Existe uma diferença no pistão injetor quanto ao eixo, porem, o que poucos sabem e que a parte do injetor em si é desmontável e pode ser colocada no eixo do injetor do DFV.
Bomba de gasolina: Carter ou Kobla do Ford 272 ou 292
Transmissão:
Cruzetas: Kombi, C-10, F1000
Sincronizadores e juntas da caixa 4 marchas:
Chevrolet C-10 4 marchas.Diferencial e suas peças: C-10 (depende da marca, Braseixo ou Dana)
Retentores do pinhão e dos semi-eixos – C10 (diferencial Braseixo e Dana)
Rolamentos dos semi-eixos – C10 (Braseixo)
O item abaixo foi corrigido conforme comentário de um visitante:
Rolamento: FAG 526.468 (F-4000 até 82)
Hastes do gafanhoto: A-10 e C-10 até 85 (apesar de
1/2 polegada menor, aguentam bem mais o tranco que a original e encaixam como
uma luva).Suspensão / Freios / Direção / Rodas:
Correia da Direção Hidráulica: Contitech (cod AVX10x950). Aplicações: Alfa Romeu, Elba, Uno, Prêmio, Fiorino Pickup, Verona, Escort. Pode ser também colocar uma correia tamanho A-35, que compra-se em casa de ferragem porque são para máquinas.
Pastilhas de freio: Opala antigo
Reparos de freio (dianteiro, com pistonetes): empilhadeira Link (Reparo Varga – RRFD0011.7)
Reparo do cilindro de roda traseira: Monza 82 – Varga
Reparos de freio (só borracha/disco): pistão grande: Opala, pistão pequeno: Fusca
Flexíveis do Freio Dianteiro: Ford Pampa 4×2 / Ford Corcel
Amortecedores dianteiros: Ford F-1000 (Cód. 035003 – Monroe => F1000 4×2 92 em diante / F1000 4×4 93 em diante) Se for mais antigo, vc tem que retirar um pouco de material da cabeça do amortecedor para ficar bom.
Amortecedores traseiros: Escort SW ou Kombi (traseiros)
Bucha da barra estabilizadora: Ford Escort
Rolamentos de roda dianteiros: Corcel / Kombi / Opala
Porcas de roda: F-1000 (rosca direita)
Buchas das bieletas: Kadett
Buchas superiores da balança: Palio. Uma eterna fonte de problemas é sempre bucha de balança.
As de baixo não tem jeito fácil mas as de cima, segurem essa: Antes de explicar tudo entendam que a bucha superior do Dodge recebe e trabalha com muito pouca carga, ao contrário da de um carro moderno tração dianteira que tenha apenas 1 tensor e apenas 1 bucha de balança por lado, como é o caso do nosso doador, Fiat Pálio.
A bucha de balança do Fiat Pálio cabe muito bem com 2 pequenas mexidas, e custa a bagatela de 7 reais. O que tem que alterar: o furo dela é de 10mm e o parafuso com excentrico da balança superior do Dart é 7/16 (tem que conferir porque essa minha memória de ancião é triste e eu posso estar enganado) portanto o 1′ passo é arrombar o furo central pra medida do parafuso do dart.
2′ passo é que a bucha é mais comprida do que deve, pra ela ficar certa precisa cortar um pouco do lado que é mais fina o suficiente pra que o tubo central não passe do tamanho do tubo externo. Só isso, faz em 3 minutos em qualquer torno. Se não tiver torno ou não souber fazer, qualquer torneiro faz.
Mole mole, facil facil e barato barato! E o diameto externo da bucha do Pálio é identico a da original do Dart, de modo que nenhuma outra alteração se faz necessária.
Elétrica:
Faróis: Charger/Magnum/LeBaron : Brasília
Dodge Dart: Opala / ChevetteMotor de partida (arranque): Dakota V6
Regulador de voltagem: Corcel
Alternador: Qualquer wapsa com regulador eletronico embutido serve.
Cabos de Vela: Usar dois jogos de Chevette.
Conjunto para ignição eletrônica: Módulo MSD 6A, o distribuidor MSD BILLET, uma bobina MSD SS COIL e cabos de velas MSD. Conjunto perfeito e ficar excelente pra andar.
Bóia do tanque 107 litros: C-10 fica perfeito na furação e com a junta do fusca. Precisa acertar a resistencia da boia para ficar compativel com o marcador do painel.
Interior e
acabamento:
Borrachas de porta: Compre um modelo “pe-de-galinha”,
por metro, em qualquer casa de borrachas.Borracha do porta mala: 2 jogos da borracha tampa do motor da Brasília
Cabo de velocímetro: F-1000 (não serve para Dodge automático)
Fonte: V8andvintage's Blog
Olá amigos, comprei as porcas da f1000 não serviu alguém sabe que ano e f1000 que servem as porcas das rodas
ResponderExcluirAlguém pode me ajudar? Qual o volante que se encaixa na coluna de direcao do dodge dart 73 aro Grande? Câmbio na coluna . Obrigado.
ResponderExcluirQueria saber também...e q borracha daria no parabrisa traseiro e dianteiro?
ExcluirBom dia , a borracha da ventarola é a mesma do opala 2 portas.
ResponderExcluiracabamento interno para lamas dodge dodge challenger srt8 2014 voce tem ai?
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