Quase 20 anos após sua morte, Ayrton Senna continua
ocupando um lugar de destaque entre os pilotos que fizeram história na Fórmula
1. O brasileiro deixou uma legião de admiradores ao redor do planeta, como
comprova a infinidade de filmes, livros, jogos, miniaturas e estátuas que tenta
reproduzir um pouco do carisma e do talento do mito. Do outro lado do mundo, o
culto ao tricampeão mundial sobrevive graças à dedicação de fãs como o japonês
Koji Azuma.
O designer de 32 anos
vive em Komaki, a cerca de 70km do Circuito de Suzuka. A proximidade com o
principal palco do automobilismo japonês despertou desde cedo o interesse pelas
corridas. Na adolescência, Azuma adorava acompanhar as provas que reuniam três
dos maiores pilotos de todos os tempos: Alain Prost, Nigel Mansell e Ayrton
Senna. Foi então que o jovem começou a colecionar miniaturas de clássicos da
pista.
A comoção em torno da
morte trágica de Senna, no GP de San Marino de 1994, despertou ainda mais a
admiração de Azuma. Os carros que o ídolo brasileiro pilotou durante sua
vitoriosa carreira se tornaram presença obrigatória na coleção de miniaturas do
japonês. Atualmente, Azuma administra uma loja virtual, que ajuda a propagar o
legado de Senna graças ao extenso catálogo com réplicas dos monopostos do
piloto.
- Os japoneses que
gostam de carros conhecem Ayrton Senna, é um grande ídolo por aqui. Ele se
tornou uma grande presença na Fórmula 1, uma referência. Eu procuro sempre
apresentar as coisas boas do automobilismo às novas gerações, e Senna faz parte
disso. A minha miniatura preferida é a da McLaren Honda MP4/6, usada na
vitória do GP do Brasil (com este carro, Senna também conquistou seu terceiro
título mundial, em 1991). Além das miniaturas, tenho uma estátua de bronze em
escala 1:6 - disse Azuma, em entrevista ao GloboEsporte.com.
Entre as raridades à
venda, destaca-se a miniatura do Mercedes-Benz 190E 2.3, carro pilotado por
Senna em uma corrida disputada no tradicional circuito de Nürburgring, em 1984.
A prova teve a presença de pilotos consagrados, como Jack Brabham e James Hunt,
e também marcou o primeiro encontro de Senna com o francês Alain Prost, que
viria a se tornar seu grande rival nas pistas. Apesar da pouca idade, o
brasileiro venceu a corrida, desbancando o favorito Niki Lauda.
A paixão de Azuma
pela Fórmula 1 resistiu à morte de Ayrton Senna e à aposentadoria dos grandes
campeões daquela época. Após o fim trágico da carreira do ídolo brasileiro, o
fã japonês passou a admirar e torcer por Michael Schumacher, considerado por
muitos como sucessor de Senna no posto de “melhor piloto do mundo”. Os carros
que consagraram o heptacampeão mundial também fazem parte do catálogo da loja
virtual, assim como outros modelos recentes da F-1.
- É claro que eu
continuo acompanhando a Fórmula 1, mas não tenho mais nenhuma torcida
específica para algum piloto desde que Michael Schumacher se aposentou. Em
relação às escuderias da F-1 atual, tenho simpatia pela Mercedes e pela Ferrari
- afirmou Azuma, que patrocina uma equipe da Super GT Series, principal
categoria do automobilismo japonês.
ÍDOLO POP NO JAPÃO
Ayrton Senna
despertou uma admiração sem precedentes na torcida japonesa. Afinal de contas,
o brasileiro “honrou” a fama da nipônica Honda, que fornecia os motores para a
McLaren, equipe com a qual Senna conquistou seus três títulos mundiais. Durante
as transmissões da F-1 na terra do sol nascente, o piloto recebia atenção
especial dos locutores e comentaristas, que logo o apelidaram de “príncipe
supersônico”.
O sucesso de Senna em território japonês deu origem a uma
infinidade de produtos que exploravam toda a fama do brasileiro. Um dos mais
notórios é a série de mangás publicados nos anos 1990 pela editora Shueisha,
que era patrocinadora da McLaren. As histórias em quadrinhos, contadas no
tradicional estilo oriental, em preto e branco e de trás para frente, exaltavam
a rivalidade entre Ayrton e Prost, e contribuíram para transformar a F-1 em uma
verdadeira febre no Japão.
Atualmente, Senna
continua sendo objeto de culto de centenas de fã-clubes espalhados pelo
território japonês. Além de livros e documentários facilmente encontrados em
livrarias e lojas de varejo, a memória do piloto também está presente em
lugares como o café temático F1 Pit Stop, no bairro de Roppongi, em Tóquio. O
brasileiro é o destaque da decoração do local.
Recentemente, a Honda
lançou uma campanha publicitária em que reproduziu uma volta de Senna em
Suzuka, para comemorar a reedição da parceria com a McLaren a partir de 2015. A
fabricante japonesa recolheu os dados de telemetria da Volta de Ayrton no
treino classificatório do GP do Japão de 1989, quando o piloto anotou o recorde
da pista na ocasião (1m38s041). Por meio de alto-falantes e holofotes distribuídos
por todo o circuito, a Honda reproduziu a façanha utilizando o ronco do motor
da McLaren MP4/5, carro com o qual o brasileiro foi vice-campeão de 1989.
Surgiu Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário