Desafiador

Desafiador
Challenger

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ayrton Senna é o primeiro brasileiro a integrar o hall da fama de jornal inglês

Sexto esportista selecionado pelo Daily Mail, ao lado de nomes como Roger Federer e Muhammad Ali, tricampeão mundial de Fórmula 1 também é o primeiro piloto da lista

Um dos principais tablóides do Reino Unido, o Daily Mail está montando neste final de 2013 seu hall da fama, elencando as principais personalidades esportivas que já estamparam suas páginas ao longo dos mais de 100 anos da publicação. E o primeiro brasileiro a figurar na lista é Ayrton Senna. O tricampeão mundial de Fórmula 1, que morreu em 1994, é o sexto esportista selecionado pelo jornal, que está publicando semanalmente os perfis dos atletas em suas versões impressa e digital.

Mosaico Senna hall da fama (Foto: Editoria de Arte)
Até o momento, já ganharam destaque na seleção do Daily Mail o tenista suíço Roger Federer, o jogador de críquete inglês Graham Gooch, o corredor fundista Sebastian Coe, também britânico, o boxeador norte-americano Muhammad Ali e o jogador de golfe Tiger Woods, também dos Estados Unidos. Além de ser o primeiro brasileiro a figurar na lista, Ayrton Senna também é o primeiro piloto a ser selecionado pelo jornal para seu hall da fama, mesmo competindo com nomes fortes do automobilismo britânico, como Jim Clark, Jackie Stewart, e Nigel Mansell, todos campeões mundiais de Fórmula 1.

Tricampeão foi formado no automobilismo britânico
A fama de Ayrton entre os ingleses vem de bem antes de sua entrada na Fórmula 1. Foi na Inglaterra, em 1981, que o brasileiro iniciou sua carreira no automobilismo, sagrando-se campeão da F-Ford 1600. Nos dois anos seguintes, conquistou os títulos da F-Ford 2000 e da Fórmula 3 Inglesa. Àquela altura, já havia ganho da mídia britânica o apelido "Silvastone", um trocadilho com o nome do circuito de Silverstone e seu último sobrenome, já que, na época, corria identificado como Ayrton da Silva.

Ayrton Senna Donington Park 1993 (Foto: Norio Koike/ASE)

Além de vencer o GP da Inglaterra de F-1 nesta mesma pista em 1988, ano de seu primeiro título, Senna também fez em solo inglês uma das maiores exibições de sua carreira: no GP da Europa de 1993, disputado em Donington Park, ele fez aquela que é considerada até hoje a melhor primeira volta de todos os tempos. Curiosamente, havia sido nesta mesma pista, dez anos antes, o primeiro contato do então promissor piloto de 23 anos com um carro de Fórmula 1, testando pela equipe Williams.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...